Confira neste tutorial os problemas comuns na liberação de horários no eAgenda e suas possíveis soluções. Aqui, abordamos as principais dificuldades enfrentadas na configuração de horários e agendamentos, além de apresentar estratégias eficazes para garantir um funcionamento fluido e sem contratempos.
I – Primeiros Passos
#
- Ao acessar o link de agendamento, as datas são disponibilizadas, mas os horários não aparecem. Para resolver, clique em Atualizar em sua agenda. Para um guia detalhado, consulte o Passo V.
- Caso o erro persista após verificar o passo anterior, confira a duração de seus serviços e a duração do atendimento configurados. Para um guia detalhado, consulte o Passo IV.
- Caso o problema persista após realizar o passo anterior, verifique as configurações de antecedência mínima e máxima. Para um guia detalhado, consulte o Passo II.
- Após verificar todas as etapas anteriores e o problema persistir, acesse a aba Ver Minha Agenda. Caso os horários apareçam bloqueados em cinza com a mensagem Evento via Google Agenda, será necessário remover os eventos da sincronização com o Google. Para um guia detalhado, consulte o Passo III.
II – Configuração Incorreta de Antecedência Máxima e Mínima #
Antecedência Mínima #
A antecedência mínima é um parâmetro configurado em sistemas de agendamento que define o intervalo de tempo mínimo necessário entre o momento em que um cliente tenta agendar um serviço e o horário real do compromisso. Em outras palavras, ela estabelece “quanto tempo antes” um cliente deve fazer a reserva para o agendamento ser considerado válido.
Antecedência Máxima #
. Enquanto a antecedência mínima define o intervalo mínimo necessário entre o momento do agendamento e o compromisso, a antecedência máxima estabelece o intervalo máximo permitido para um cliente poder agendar um serviço.
Em outras palavras, a antecedência máxima limita “quanto tempo antes” um cliente pode realizar um agendamento. Ela é usada para evitar que clientes marquem compromissos muito distantes no futuro, o que pode dificultar o planejamento ou causar incertezas no calendário.
Exemplo para entender a antecedência máxima: #
Suponha que você administre um sistema de agendamento para consultas médicas e defina as seguintes regras:
- Antecedência mínima: 24 horas.
- Antecedência máxima: 30 dias.
Isso significa:
- Um cliente só pode agendar uma consulta no mínimo 24 horas antes do horário desejado (regra da antecedência mínima).
- O cliente só pode agendar uma consulta no máximo 30 dias antes do horário desejado (regra da antecedência máxima).
Portanto:
- Se hoje for 31/03, o cliente poderá agendar consultas para qualquer dia entre 01/04 (devido à antecedência mínima) e 29/04 (devido à antecedência máxima).
- Consultas para 30/04 ou datas posteriores não estarão disponíveis, pois excedem o limite de 30 dias.
Observe que, com a antecedência mínima definida como 24 horas, o dia 31/03 não estará disponível para agendamento.


III – Bloqueios de Horários no Google Agenda #
O bloqueio de sua agenda pelo Google é um problema comum que ocorre após a realização da integração com o Google Calendar e a subsequente sincronização com a agenda do Google. Nesse processo, os eventos já existentes no Google Calendar são replicados na sua agenda no eAgenda, resultando no bloqueio dos horários disponíveis.

Solução #
Acesse o menu lateral e clique em Integrações > Google Calendar.

Em seguida, clique no botão Importar Agendamentos.

Você será redirecionado para a aba Sincronização de Agendas, onde poderá visualizar os eventos do Google. Para liberar os horários bloqueados, basta clicar no ícone de Excluir (Lixeira) ao lado do evento que deseja remover.

Feito isso, seus horários no eAgenda estarão liberados novamente para agendamentos.

IV – Duração de Atendimento/Serviços Maior que o Período de Atendimento #
Configurar a duração do atendimento/serviço como maior do que o intervalo de tempo disponível para atendimento é um erro comum. Por exemplo: se o atendimento está definido das 8h às 10h30, mas o serviço está configurado com uma duração de 3 horas, ocorrerá um erro, resultando na impossibilidade de gerar os horários corretamente.

Observe que a duração do serviço é maior do que o tempo disponível para atendimento, resultando em um erro no sistema.

V – Alteração nos Horários de Atendimento #
Um comportamento comum que pode ser confundido com um erro é a renderização de novos horários. Ao realizar alterações nos horários da agenda, o sistema precisa processar as atualizações para disponibilizar os novos horários. Nesse intervalo, ao acessar o link de agendamento, o cliente pode visualizar as datas disponíveis, mas os horários ainda não estarão carregados. Esse cenário, muitas vezes, acaba sendo interpretado como um erro.
Para resolver, é bem simples: acesse no menu lateral a aba Agenda > Configuração. Na agenda desejada, clique em Atualizar.

Conclusão #
Neste tutorial, você conheceu os erros mais comuns. Esperamos que isso tenha ajudado a resolver o problema. Caso o erro persista, entre em contato com o suporte. Aproveite, conheça nosso Blog e tire outras dúvidas ou acesse nosso canal do YouTube.
A Mupi Systems possui diversas soluções tecnológicas para todos os tipos de negócios. Conheça as nossas plataformas que trazem inovação para o mercado.