Melhorias nos Formulários de Agendamentos

Nesta atualização, destacamos melhorias nos formulários vinculados aos agendamentos. Vamos explicar como o módulo de formulários funcionará a partir de agora.

Tipos de Formulários

Basicamente temos 4 tipos de formulários que podem ser usados em diferentes momentos do ciclo de agendamento e atendimento. Vamos explicar cada um deles abaixo.

Formulários de Agendamento: é um formulário que deve ser preenchido já no momento do agendamento. A recomendação é que seja o mais curto possível para que o usuário mantenha o foco em escolher o dia e horário.

Formulários de Pré-Atendimento: Esse formulário intermediário permite que os usuários forneçam informações adicionais relevantes, como preferências, necessidades específicas ou histórico médico, dependendo do contexto do agendamento. Essa prática não apenas agiliza o processo de atendimento ao coletar dados antecipados, mas também capacita os prestadores de serviços a se prepararem de maneira mais eficaz, adaptando-se às expectativas e requisitos individuais dos clientes. Além disso, a coleta prévia de informações contribui para uma interação mais personalizada, promovendo um atendimento mais eficiente e satisfatório para ambas as partes envolvidas. O formulário fica disponível para ser preenchido, pelo cliente, na tela do recibo de agendamento;

Formulários de Atendimento: um formulário de atendimento interno. Esse tipo de formulário é preenchido pelos atendentes antes ou durante o atendimento ao cliente e permite que o registro de detalhes essenciais durante a interação com o cliente, como suas necessidades específicas, histórico de comunicações anteriores e preferências individuais;

Formulário de Pesquisa de Satisfação: é uma ferramenta essencial para empresas e empreendedores que buscam entender a experiência do cliente e aprimorar constantemente seus produtos ou serviços. Esse tipo de formulário é projetado para coletar feedback direto dos clientes sobre sua satisfação em relação a uma determinada interação. O formulário também fica disponível para ser preenchido, pelo cliente, na tela do recibo de agendamento, a menos que o agendamento tenha sido cancelado ou seja feita marcação que o cliente não compareceu;

Configurando Seus Formulários

A tela de gerenciamento de formulários pode ser encontrada pelo menu lateral em Formulários -> Gerenciar Formulários. A partir da tela de gerenciamento você pode ajustar configurações de formulários existentes, acompanhar dados agregados das respostas e criar novos formulários. Você pode acessar a documentação completa dos formulários pelo link.

Para criar um novo formulário, indique um nome e descrição (pode ser alguma instrução de preenchimento do formulário) além de selecionar o tipo de formulário. Você pode já ao criar o formulário selecionar em quais agendas ele será aplicado.

Cada formulário precisa ter um conjunto de questões. Ao adicionar uma nova questão, observe as seguintes instruções:

  • Pergunta: esta é a frase ou pergunta que aparecerá na tela para os usuários responderem;
  • Texto de Ajuda: Aqui você pode adicionar informações adicionais ou esclarecimentos relacionados à pergunta. Essa seção fica abaixo do campo de resposta e é útil para fornecer orientações extras;
  • Ordem: Indica a posição sequencial da pergunta no formulário, determinando a ordem em que ela será exibida aos usuários;
  • Obrigatório: Selecione esta opção se a pergunta exigir uma resposta obrigatória. Isso garante que os usuários não possam enviar o formulário sem preencher essa informação específica;
  • Tipo de Resposta:
    • Texto (Várias Linhas): Permite que os usuários forneçam respostas mais extensas, com a capacidade de inserir texto em várias linhas para expressar suas ideias de maneira mais detalhada.
    • Texto Curto (Uma Linha): Destinado a respostas breves e concisas, este campo é ideal para coletar informações curtas, como nomes ou títulos.
    • Texto Curto com Máscara (Placa): Facilita a entrada de informações específicas, como placas de veículos, usando uma máscara que segue um formato predefinido.
    • Marcar uma Alternativa: Opção para perguntas de escolha única, onde os usuários podem selecionar apenas uma alternativa entre as fornecidas.
    • Selecionar uma Alternativa da Lista: Permite que os usuários escolham uma única opção a partir de uma lista predefinida de escolhas.
    • Selecionar Várias Alternativas da Lista: Ideal para perguntas de múltipla escolha, permitindo que os usuários escolham mais de uma opção dentre as disponíveis.
    • Envio de Arquivo: Os usuários podem anexar e enviar arquivos relevantes em resposta à pergunta, proporcionando uma maneira eficaz de coletar documentos ou imagens. Observe que para utilizar o envio de arquivos, você precisa habilitar a funcionalidade em seu plano de assinatura.
    • Número Inteiro: Destinado a respostas que exigem valores inteiros, como quantidades ou números de identificação.
    • Número Decimal: Adequado para coletar respostas que envolvem valores decimais, permitindo maior precisão numérica.
    • Nota entre Zero e 10: Permite que os usuários atribuam uma pontuação em uma escala de 0 a 10 para avaliar ou classificar algo.
    • Data: Campo específico para coletar informações de data, útil para solicitar datas de eventos, prazos, ou qualquer outra informação temporal.
    • CNPJ – Cadastro de Pessoa Jurídica: Máscara específica para inserção do número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, garantindo a formatação correta.
    • Checkbox: Caixa de seleção que permite aos usuários escolher uma opção. Ideal para aceite a termos e condições.

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